Foto: Cacá Bratke / Editora Globo)

Quando observamos inspirações de decoração natalina em revistas ou na internet, dá vontade de comprar vários acessórios para deixar a sua casa temática. Mas você já montou sua árvore de natal e pensou que estava faltando alguma coisa para dar vida e para que ela se pareça real? Separamos algumas dicas que vão te tornar especialista no assunto.

Ah, e não esqueça! O dia indicado para a montagem da árvore é 30 de novembro, a data marca o início do advento.

Aqui no Brasil, não é muito comum encontrarmos pinheiros de verdade para montar a árvore em casa. Porém, se você tem a oportunidade, aproveite-a, porque dá um ar mais realista à decoração. Ou então, você pode decorar uma planta que você já tem e tornar a festividade mais tropical.

árvore-natal-pinterest (Foto: Reprodução / Pinterest)

Caso você opte por modelos sintéticos, procure os que tem mais galhos e ramos, escondendo, ao máximo, o tronco artificial. A altura vai depender dos espaço que você tem para decorar. Não dispense as versões menores. Elas podem ser muito charmosas em estantes e cômodas. Escolha também as opções que possuem forma de cone, com a parte de baixo mais ampla possível para disfarçar o suporte.

Pense também na qualidade do produto, uma vez que, mesmo sendo mais caro, a intenção é que dure por muitos anos. Aqueles que apresentam folhas muito soltas e pouco resistentes devem ser evitados.

Outra vantagem da decoração sintética é que você pode abusar das cores, com árvores coloridas, brilhantes e animadas.

Qual efeito você quer causar com a sua decoração? Lembre-se disso na hora de escolher os enfeites para pendurar. As versões mais tradicionais contam com bolas, anjos, laços, pinhas e estrelas, nas cores vermelho, dourado, prata e branco.

Você também pode usar a criatividade e apostar em temas diferentes. Há pessoas que criam árvores super tradicionais e há também quem opte por uma versão mais fofa, com ursinhos. O interessante é fazer com que o resultado final combine com o resto dos acessórios natalinos espalhados pela casa e não destoe o visual do cômodo.

A mistura de tons vibrantes também é interessante para os que querem fugir do tradicional. Pense em rosa millennial, nuances de azul, roxo e crie novas possibilidades. As opções mais escuras, como as cores terrosas dão um ar mais rústico.

Rose Gold: Árvore de natal com a cor (Foto: Pinterest/Reprodução)

O passo a passo

1 Coloque as luzes de sua preferência. Para uma árvore de 180 centímetros de altura, por exemplo, é recomendado utilizar dois cordões com 100 lâmpadas cada.

2 Espalhe os enfeites de baixo para cima, deixando os maiores para a parte inferior. Você não precisa decorar a árvore em todos os ângulos, caso ela fique sobre uma parede. Pense nas áreas que ficaram em destaque, dando mais atenção à altura dos olhos.

3 Para o acabamento, enrole uma fita, também de baixo para cima. Evite os modelos de plástico com pompons. Por um lado, eles preenchem o espaço da árvore, mas dependendo do material, pode dar uma aparência menos sofisticada.

4 A estrela é imprescindível? É legal que você tenha um acessório especial para colocar na ponta da árvore, mas não precisa ser uma estrela.

5 Para finalizar, observe o resultado de longe. Os modelos sintéticos possuem pés pouco atraentes, então cubra-os com outros enfeites, como um papai noel de pelúcia, presentes ou coloque um tecido sobre eles.

Uma dica: as bolas com um efeito cristalizado são as mais recomendadas, pois chamam atenção e dão a impressão de que sua árvore está completa. Estas podem ser feitas de vidro ou plástico, com glitter. Também misture várias nuances da mesma cor. Isso deixa a aparência mais harmonica e profissional.

Festa no aparador: redomas maiores, árvores e enfeites de madeira Villa Pano; bola com pérolas, eucaliptos artificiais e luzinhas Empório das Flores; prato com pé e redoma menor D. Filipa; bolas Rica Festa (Foto: Cacá Bratke / Editora Globo)

Erros para evitar

Chegamos ao nível máximo de exigência para montar uma árvore de Natal. Antes de tudo, a tarefa deve ser um momento divertido e, se você quer uma decoração natalina realista e harmônica, é melhor não fazê-la correndo e pensar nos detalhes.

1 O lugar errado: procure o melhor lugar da sua casa para instalar. Você, provavelmente, quer que o acessório se destaque, escondendo as partes da árvore menos enfeitadas, como a parte de trás.

2 Fazer com pressa: você não precisa fazer tudo em um só dia. Demorar mais tempo também te ajuda a perceber se está conseguindo atingir os efeitos que queria, podendo aprimorar a instalação.

3 Mistura de acessórios e estilos: como falamos, você tem que saber o estilo da sua decoração natalina, para que ela fique perfeita. Os papais noeis diferentões são muito fofos e engraçados, mas, se você  tem uma árvore bem clássica, provavelmente, eles não combinarão. Portanto, comprar novos acessórios sem pensar nos antigos é um erro para ser evitado.

4 Enfeites quebrados ou desgastados: não estamos falando que você precisa renovar a decoração de final de ano, todas as vezes que for colocá-la em exposição. Mas bolas com a tinta desgastada fazem com que o efeito final da sua árvore não seja profissional, por exemplo. Para economizar, você pode pintá-las novamente.

5 Árvores muito grandes: lembre-se que é muito mais fácil decorar um modelo pequeno, do que um gigante. Você precisará do dobro de acessórios, o que encarece o processo. Além disso, por mais que você se deixe contagiar bastante pelo espírito natalino, os enfeites não podem atrapalhar a funcionalidade da sua casa e nem destoar do resto do ambiente.

 

Fonte: Casa e Jardim