Caixa inclui taxas de ITBI e cartório no financiamento imobiliário

Publicado em 2 de julho de 2020 às 14:25

A Caixa Econômica Federal anunciou hoje (2) um novo pacote de medidas para o crédito imobiliário com o objetivo de estimular o setor da construção civil. A partir de agora, os custos com Impostos sobre a Transmissão de Bens Imóveis (ITBI) e cartório poderão ser inclusos nos novos contratos de financiamento bancário para aquisição da casa própria.

Também foram criados benefícios para as construtoras que poderão ter acesso ao crédito imobiliário com redução da quantidade mínima de vendas e da execução prévia de obras para contratação de empreendimentos.

“São medidas objetivas para atender as demandas do segmento imobiliário, que analisamos e vimos que temos capacidade para atender matematicamente, como sempre fazemos nesta gestão”, diz o presidente. “O lançamento desse pacote de medidas traz benefícios para as empresas e para o consumidor que deseja adquirir sua casa própria”, afirma Pedro Guimarães, presidente da Caixa, que é a líder na concessão de financiamento para casa própria com quase 70% do crédito imobiliário do país.

O registro eletrônico de escrituras para contratos pessoa física de empreendimentos financiados pela instituição financeira pretende dar mais celeridade ao processo, além de evitar desgastes com deslocamentos. A operação que demorava cerca de 45 dias, com a implementação digital vai levar até cinco dias.

As despesas de ITBI e custas cartoriais serão inclusas no financiamento de imóveis de até R$1,5 milhão e tem limite de até 5% do valor total do empréstimo.

Para as construtoras, a Caixa reduziu de 30% para 15% a comercialização mínima de novos empreendimentos, visando fomentar o número de lançamentos imobiliários no Brasil.

Compartilhe essa notícia
Leia também
Construtora lança empreendimento residencial com supermercado dentro
#vivasuacasa é a nova campanha da Ademi-PR
Governo da Paraíba vai investir quase R$800 milhões em obras
Construção civil em Teresina será retomada
Instabilidade econômica favorece investimento em imóvel
CBIC faz avaliação preliminar dos efeitos da pandemia
CBIC apresenta Indicadores Imobiliários Nacionais do 1° trimestre
Construção civil opera apenas 50% da capacidade em abril
Locação em São Paulo sente impacto da pandemia
Bolsonaro: construção civil é atividade essencial