Calor aumenta procura por ar condicionado

Publicado em 18 de novembro de 2019 às 11:41

A estação mais quente do ano ainda não chegou, mas há quem diga que já é Verão em muitas cidades do Brasil. O calor intenso faz com que as pessoas procurem estar sempre em locais mais agradáveis, preferencialmente, no ar condicionado.

Nesta época, principalmente na região Nordeste, crescem as vendas de ar condicionados e ventiladores. E o ar condicionado portátil tem sido a opção para muitos por não precisar de instalação – grande vantagem principalmente para quem mora de aluguel e não quer (ou pode) ter custos extras.

Os equipamentos portáteis têm praticamente a mesma funcionalidade dos equipamentos de ar-condicionado convencionais. A principal diferença fica por conta da mobilidade, já que os modelos portáteis não precisam ser instalados na parede dos ambientes nos quais serão utilizados.

Assim, o usuário pode usar os aparelhos portáteis em qualquer ambiente que disponha de um pequeno espaço para posicionamento do equipamento. Este espaço precisa ser especial, já que os modelos de ar-condicionado portáteis precisam “jogar para fora” o ar quente do ambiente, por meio de um tubo acoplado ao dispositivo. As fabricantes aconselham que o aparelho fique próximo de uma janela, por exemplo.

Pontos positivos

Uma das principais vantagens de utilizar um ar-condicionado portátil é a instalação facilitada, já que o equipamento não requer nenhuma mudança na estrutura física dos imóveis em que serão utilizados, diferentemente dos aparelhos convencionais, que necessitam de obras nos ambientes que serão instalados.

Além disso, a portabilidade do aparelho pode ser um grande diferencial. Com a possibilidade de instalar o modelo em mais de um ambiente, o usuário vai economizar bastante na hora da compra, pois precisará adquirir apenas um modelo. Outro ponto interessante é o custo, já que os equipamentos portáteis aparecem por preços mais em conta que os modelos convencionais.

Pontos negativos

Os aparelhos portáteis não são tão eficientes quanto os modelos tradicionais, de modo que, se você pretende reduzir drasticamente as temperaturas em seu imóvel, talvez seja interessante considerar os modelos de parede.

Além disso, os dispositivos portáteis ocupam um espaço físico no chão, o que pode atrapalhar um pouco dependendo da posição do equipamento em seu ambiente. Isso sem falar na necessidade de ter uma janela adequada próxima para fixação do tubo de exaustão.

 

Fonte: Painel Urbano com Techtudo

Compartilhe essa notícia
Leia também
Nova licença ambiental de Curitiba amplia geração de energia limpa
Municípios: bom resultado econômico apoiado em commodities
Rio inaugura maior roda-gigante da América Latina
Brasília tem a maior árvore de Natal do país
Zona Central do Rio pode voltar a ser residencial
São Paulo promove sexta-feira sem carro
Shopping de São Paulo indenizará transexual constrangida
Zampieri agora administra condomínios em Maceió
Belém ganha nova unidade do Senac
Rocinha será reurbanizada com investimento bilionário