INUSITADO

Casa é construída dentro de uma rocha

Publicado em 27 de maio de 2019 às 14:55

O arquiteto Kandalgaonkar ousou em projeto de arquitetura, unindo estruturas de rocha para criar uma casa, na Arábia Saudita. Primeiro foi feita a modelagem 3D de toda a montanha, que sofreu a escavação para contemplar a arquitetura. Esse foi o passo inicial para fundir a casa à rocha.

Na tentativa, a casa foi mantida incrustada na pedra, em de sobre a pedra. Sendo assim, só é possível enxergar a casa de perto ou através de uma vista aérea.

Fonte: Amey Kandalgaonkar/Divulgação

“Considerando a complexidade visual das rochas em Madaim Salé, era imperativo usar planos e cubos simples para obter um equilíbrio visual”, diz o arquiteto. “Eu comecei criando a rocha no software 3D, que em si era um processo de escultura. Mais tarde, ao inserir a casa nessa rocha, tentei manter seu impacto visual a nível dos olhos o mínimo possível e, apenas quando observado a partir de um olho de pássaro, a extensão real da intervenção é revelada”, completa.

Arquitetura do túmulo de Madaim Salé

O antigo sítio arqueológico expressa fachadas clássicas esculpidas em uma massa de arenito, racionalizando a geometria orgânica. Já a obra de Kandalgaonkar tem uma leitura mais contemporânea, que introduz um segundo material para cortar a rocha original.

PU com informações da Casa Abril.

Compartilhe essa notícia
Leia também
Reforma transforma construção abandonada em casa de veraneio
Apê de designer ganha tons róseas em tudo
Restaurante em SP terá plataforma giratória
Revitalize banheiro sem quebrar nada
Casal constrói casa na floresta
Projeto brasileiro ganha prêmio em Paris
Varanda goumert é tendência no mercado imobiliário
CASACOR: novas ideias para espantar a mesmice
Contagem regressiva para a 33ª CASACOR São Paulo
Apartamento pequeno? Saiba como decorar