Promover iniciativas que unam a administração pública e o setor privado é potencializar melhorias e multiplicar resultados. E, quando o assunto é mercado de trabalho, esta união é capaz de refletir positivamente em toda a cadeia produtiva.

Com engajamento durante os quase cinco anos que passou à frente da Superintendência Regional do Trabalho em Alagoas, o advogado Israel Lessa conseguiu aproximar a gestão pública e a iniciativa privada adotando boas práticas de interação e desenvolvimento.

“Durante toda a minha gestão trabalhei intensamente também na aproximação dos setores público e privado. Sempre com o objetivo de interação e desmistificação da gestão pública. O empresariado precisava nos ver como aliados em prol do desenvolvimento, do crescimento e da geração de emprego e renda, mas sempre dentro do regramento legal. Desta forma, conseguimos realizar diversas parcerias”, afirma o advogado.

Durante toda a minha gestão trabalhei intensamente também na aproximação dos setores público e privado

De acordo com o Israel Lessa, a reciprocidade dos empresários alagoanos mudou no decorrer de sua gestão. “Participava ativamente de todas as ações do Ministério do Trabalho em Alagoas, visitando fábricas in loco, promovendo reuniões e ouvindo as necessidades do setor para que, juntos, pudéssemos encontrar a melhor saída. E, frequentemente, ouvia do empresariado a satisfação em ter um diálogo aberto e direto com o órgão”.

Israel Lessa foi superintendente de 2012 a 2017 e, neste período, o advogado atingiu marcas históricas no volume de fiscalizações trabalhistas e montante financeiro arrecadado, no preenchimento legal das cotas de aprendizes e na emissão das carteiras de trabalho.

“Sabemos das dificuldades que os empresários alagoanos passam, das metas que a auditoria fiscal tem que cumprir, tínhamos que apostar num ponto de equilíbrio. Foi a minha missão, que avalio exitosa em diversos pontos: triplicamos o número de empresas fiscalizadas, duplicamos o número de pessoas com deficiência empregadas, o mesmo ocorreu com o número de jovens aprendizes, e ainda ressalto a assinatura dos termos de cooperação com dezenas de prefeituras para a emissão de carteiras de trabalho”.