Em São Paulo, acontece nesta terça-feira (16), o Summit Imobiliário. Trata-se de um evento que busca debater o mercado imobiliário nacional e a retomada do segmento. Promovido pelo jornal O Estado de São Paulo, em parceria com a Sindicato da Habitação do Estado de São Paulo (Secovi-SP), conta com a presença de especialistas e representantes com o intuito de entender como se apresenta o atual reaquecimento do setor.

O presidente do Secovi-SP prevê crescimento na venda de imóveis. | Fonte: Secovi-SP

De acordo com o presidente do Secovi-SP, Basílio Jafet, em entrevista para o Estadão, a estimativa de vendas da entidade para este ano indica crescimento entre 5% e 10% comparado a 2018. Para a concretização dessa meta, é preciso aprovar a reforma da Previdência e uma alteração da Lei do Zoneamento na capital paulista, acrescentou o executivo.

A demanda por crédito, o saldo de empregos no setor, a baixa de juros e a redução da inadimplência também apontam para um futuro próximo mais favorável. Os dados revelam que, mesmo diante de um cenário marcado por incertezas e instabilidades, a economia cresceu 1,1% no ano passado e, para este ano, a projeção é que o Produto Interno Bruto (PIB) aumente cerca de 2%.

O evento ainda debate a política econômica como estímulo para o setor imobiliário, o momento atual do mercado na visão dos investidores nacionais e internacionais, além das modificações na atual lei de zoneamento. A insegurança jurídica e a inovação para o crescimento do segmento também são temáticas discutidas.