Mesmo com a crise econômica, investir em imóveis ainda é uma das opções preferidas do brasileiro, que costuma adquirir este tipo de bem para gerar uma renda complementar. Mas como administrar o imóvel da maneira correta?

Lidar com a administração do aluguel de imóveis nem sempre é uma tarefa fácil. Requer responsabilidades legais e um olhar aguçado para peculiaridades do mercado. Repassar este trabalho para uma empresa especializada pode significar, além de comodidade e segurança financeira, a profissionalização da gestão de seus bens.

Ao fazer a negociação por conta própria, o proprietário enfrenta os riscos e entrega seu imóvel à sorte, pois dependerá da boa vontade do inquilino em cumprir o acordo feito. Quem opta, por esta opção tem como principal alegação o não pagamento da taxa administrativa cobrada pela imobiliária, mas a escolha errada costuma gerar prejuízos.

José Oliveira, proprietário de um apartamento no bairro da Ponta Verde, além do aluguel não pago, teve seus eletrodomésticos roubados pelo locatário. “Ele ocupou o apartamento no dia 10 de julho, mas me disse que só receberia o salário no dia 20. Como eu já estava com todos os documentos dele, confiei. No dia do prazo final tentei ligar, mas não fui atendido. Como tenho uma chave reserva, decidi abrir o apartamento e me deparei com a sujeira e com o fato de que quase todos os meus eletrodomésticos não estavam mais lá”, disse José de Oliveira à Rádio Gazeta.

Diferentemente do contrato particular, a imobiliária inicialmente faz uma avaliação minuciosa de mercado para sugerir o valor compatível com a realidade. Neste processo, algumas características são consideradas – como localização, tamanho do imóvel, estado de conservação, por exemplo. Em seguida, a imobiliária faz vistoria no imóvel, registrando com fotografias as condições do bem, para evitar danos.

Ao assinar o contrato de administração de imóveis, o proprietário transmite para a imobiliária a possibilidade de divulgação do imóvel e, iniciada a locação, a responsabilidade pela administração e controle do bem. Assim, a imobiliária disponibiliza o assessoramento jurídico para que, em situações semelhantes à passada por José Oliveira, o proprietário tenha a segurança de representação jurídica adequada para tomar as providências cabíveis ao caso.

O imóvel agenciado pela imobiliária ganha maior visibilidade de divulgação gratuita em sites especializados, mídias sociais e jornais impressos. Assim, o proprietário do imóvel não tem custos com divulgação.

Já a taxa administrativa tem custo variável e costuma ser cobrada a partir da locação do imóvel. O contrato pode ser efetivado seguindo vários planos, que variam de acordo com a imobiliária contratada. No mercado alagoano habitualmente se cobra a taxa de 10% do valor do aluguel mais um aluguel anual. Líder no segmento de alugueis em Alagoas, a Zampieri Imóveis oferece planos com condições especiais a partir de uma taxa de 7%.

Ao escolher uma imobiliária para administrar o imóvel, o proprietário entrega a responsabilidade pela negociação locatária à empresa, que tem como uma das funções zelar pelas garantias necessárias para a segurança tanto do proprietário quanto do locatário.

A Zampieri Imóveis oferece ainda o serviço de controle de contas, a partir do qual o proprietário tem domínio da situação de todas as taxas, tributos e tarifas pagas pelo locatário – contas de água e energia, taxa de condomínio e de incêndio, IPTU.

Achar um fiador costuma ser um problema para alguns locatários. Para que o inquilino possa realizar o contrato de aluguel sem a necessidade de fiança ou caução, várias seguradoras oferecem uma apólice de seguro como garantia contratual.

Membro da Rede Avançada de Locações, grupo de imobiliárias de todo o país que prestam serviços de assessoria completa para locação e administração de imóveis, a Zampieri Imóveis proporciona ao cliente a opção da modalidade seguro fiança com preços mais atrativos que os do mercado. E, essa modalidade, permite ao proprietário do imóvel locado o recebimento garantido do valor do aluguel, ou seja, repasse garantido mesmo que o inquilino não faça o pagamento à imobiliária.

Vale ressaltar a importância de escolher uma imobiliária com credibilidade. É preciso observar o mercado e avaliar algumas características fundamentais – tradição, respaldo, situação na Justiça.