Amado e aguardado por muitos e, ao mesmo tempo, temido por outros, o inverno começa nesta quinta-feira (21) trazendo para os condomínio a oportunidade de serem efetuados eventuais reparos necessários. Isto porque o inverno é a melhor época para que síndicos de condomínios residenciais e comerciais providenciem manutenções preventivas e corretivas nos prédios.

A Lello, empresa líder em administração de condomínios em São Paulo explica que é no período mais frio, em que há pouca chuva, que se devem providenciar reformas e obras como recuperação de fachadas e do sistema de impermeabilização de lajes, por exemplo.

Outra atividade propícia para a estação é a manutenção dos jardins, pois a época é ideal em decorrência do repouso e da dormência das plantas. Deve-se revigorar as funções biológicas e preparar os jardins para a chegada da primavera, que significa um novo ciclo de crescimento.

O inverno também é marcado pelo surgimento de trincas, fissuras e manchas em fachadas.O motivo: as oscilações de temperatura ao logo do dia.

Uma boa dica é contratar um especialista, seja profissional ou empresa, para realizar uma análise do condomínio e dar um diagnósticos dos problemas encontrados e quais as indicações de medidas corretivas e preventivas a serem tomadas. A partir disto, o síndico deve buscar orçamentos para realizar as providências.

Cuidar da saúde

A chegada do inverno traz o queda na temperatura, provocando um clima mais seco, o que propicia a incidência de algumas doenças, como gripes.

A transmissão de vírus acontece com facilidade, através de tosses ou espirros das pessoas infectadas. A contaminação também pode acontecer ao tocar em superfícies contaminadas e, em seguida, tocar olhos, nariz ou boca sem lavar as mãos. Para evitar problemas, a higiene deve ser redobrada. Não só a pessoal, mas a do condomínio também pois, seja ele residencial ou comercial, a circulação de pessoas é muito grande, por isso, todo cuidado é pouco.

O síndico e os responsáveis pela manutenção do condomínio devem ficar atentos às áreas mais necessitadas de limpeza, porém também é dever de todos os condôminos contribuir com a organização e a higiene, tanto de seus apartamentos quanto das áreas sociais para que o local esteja limpo e bem apresentável.