A manutenção em um condomínio é também uma questão de cuidado e segurança e existem várias regras da ABNT que devem seguidas para garantir a correta manutenção predial do seu bem.

“Temos várias ABNTs quando o assunto é manutenção predial. Tem uma norma que orienta sobre eficiência das manutenções realizadas. Outra que informa todos os procedimentos que o síndico deve adotar em caso de reformas tanto na área comum quanto nas unidades. Há ainda uma que comenta sobre todas as garantias envolvidas na edificação bem como, as manutenções preventivas que todos devem fazer para não perder as garantias. Sem falar na importantíssima Lei 6.145, de Maceió, a qual obriga todas as edificações terem um laudo de inspeção predial de acordo com sua idade”, explica Henrique Crespo, engenheiro e gestor operacional especializado em manutenção predial.

Henrique Crespo, especialista em manutenção predial

Reduzir custos também faz parte da manutenção de um condomínio. E já existem empresas especializadas em oferecer serviços para economizar dinheiro.

“Estamos em constantes evoluções à procura de redução de custos de forma eficaz e duradoura. Atualmente existem franquias, como o Grupo Mais Economia, que fornecem equipamentos e procedimentos operacionais para reduzir o consumo de água sem gerar custos para o condomínio”.

A infiltração é outro problema ligado a manutenção do prédio que causa bastante dor de cabeça ao síndico e aos demais condôminos. De acordo com Henrique Crespo, as infiltrações são um dos principais problemas entre unidades e entre pilotis/subsolo.

“Hoje é possível identificar uma infiltração no local exato do problema sem a necessidade de grandes intervenções na alvenaria, pois os métodos avançados de pesquisa de infiltrações fazem com que o profissional identifique o local exato. Mas em Maceió existe apenas uma empresa que possui todos esses equipamentos para detecção de infiltrações e vazamentos”.