Não adianta se enganar: são necessárias reformas no edifício para adequar as instalações às necessidades do momento. Este gasto não deve ser visto como dinheiro desperdiçado, mas como um investimento, que é revertido imediatamente em valorização da unidade de moradia. As reformas mais populares são as construções de quadras, piscinas e playgrounds. Porém, existem outras opções, para todos os bolsos, como salões de jogos, com mesas de carteado, pebolim e bilhar, entre outras.

As opções devem agradar a maioria dos moradores e, por isso, precisam ser discutidas adequadamente antes de qualquer decisão. Uma churrasqueira numa área comum será bem aceita em um prédio ocupado por várias famílias, enquanto um salão de jogos pode ser uma melhor escolha onde existe grande variação na faixa etária. Cada edifício precisa adequar-se à sua população e, com o passar do tempo, deve evoluir junto com a mudança de perfil dos moradores.

No caso de construção de playgrounds, determine um espaço abrigado do vento, bem iluminado e onde não incomode os outros condôminos. Torne a área mais atrativa com brinquedos, bancos e o que mais for possível para evitar a rejeição do espaço. Lembre-se, se você não suporta ficar um bom tempo na área do playground, as crianças também não vão conseguir. Portanto, escolha muito bem o local e tente corrigir os defeitos.

Em prédios com população mais jovem, uma sala de fitness pode ser uma boa pedida, onde num pequeno espaço pode se disponibilizar equipamentos como esteira, bicicleta, estação para musculação, espaldar para alongamento, conjunto de halteres e aparelho de abdominal com colchonete. Porém, é necessário orientar o usuário a fazer uma avaliação física com um profissional da área de saúde, evitando evitar qualquer lesão. Como último gesto de boa vontade, o administrador pode contatar algumas empresas especializadas, incentivando atividades, que vão desde viagens curtas e acampamentos, até passeios (como em parques de diversão). As crianças irão adorar sair juntas, o condomínio terá algum tempo de paz e os pais algum descanso.