Sofá em L pode funcionar como divisor de ambientes

Publicado em 2 de janeiro de 2020 às 08:51

O sofá em L ou sofá de canto é um tipo de móvel que pode ficar bem em ambientes grandes e pequenos. Além de ser confortável, ele é multiúso, pois funciona bem para assistir televisão e receber os amigos, além de também poder ser usado para demarcar os ambientes. Mas, se você não escolher o modelo ideal para o seu espaço pode acabar criando um visual confuso na sala. Para evitar isso, veja abaixo dicas para acertar na escolha e, depois, confira na prática como usar o sofá em L.

Antes de comprar, tire as medidas e pense no layout

Essa dica é uma premissa para a compra de qualquer móvel, mas quando o assunto é sofá em L ela se torna ainda mais importante, principalmente se a sua sala for pequena. Então, meça todas as paredes, não somente onde o sofá ficará encostado. Assim, você vai ter uma noção do espaço que vai sobrar para os outros móveis e para a circulação, que é bem importante.

Avalie também onde a parte menor ficará encostada, se é em uma outra parede, na janela ou se vai ser usada para dividir o ambiente. Na hora de escolher o modelo, essa informação vai ser importante.

Escolha o modelo ideal

Existem modelos diferentes de sofás em L nas lojas. Eles podem ser fixos, modulares ou feitos por encomenda (o que permite mais flexbilidade para compor a peça certa para o seu ambiente). Em salas pequenas, o ideal é usar modelos de três lugares. Os sofás de cinco ou mais lugares encaixam bem em salas mais amplas.

Você também vai precisar definir se quer um modelo reclinável, retrátil ou com chaise. Mas, tudo isso depende de como você ou sua família vai usar o sofá. Os retráteis e reclináveis são mais confortáveis para assistir TV e até funciona como um sofá-cama quando receber visita em casa. Se você não precisa de tudo isso, um modelo com chaise fixo pode ser suficiente.

Avalie a cor e o material

Se você gosta de usar cores vibrantes na decoração, aproveite a variedade que os fabricantes oferecem hoje em dia, mas avalie a possibilidade de você enjoar do tom ao longo do tempo. Afinal, o sofá é uma peça que não costuma ser trocada com fequência. Se você prefere usar cor em peças menores, tons neutros pode ser uma boa pedida para o sofá, como cinzas e beges.

Quanto ao material, estilo e manutenção são dois quesitos essenciais para a escolha. Couro, por exemplo, evoca uma atmosfera clássica e sóbria e as marcas do tempo dão certo estilo à peça. Já o veludo traz um toque de sofisticação, enquanto linho e algodão, conferem um ar elegante e despojado ao espaço. Agora, confira alguns modelos lindos para você se inspirar na hora de comprar o seu sofá em L.

Com luminária e mesa lateral

 

 

 

 

Com um desenho simples e boa profundidade, este sofá em L consegue ser confortável e elegante ao mesmo tempo. O desenho da peça infuenciou a escolha da mesinha lateral e da luminária de piso, que complementam o espaço.

 

 

 

 

 

 

Paleta neutra

 

 

 

Aqui, um bom exemplo de como um sofá de cor neutra pode ficar elegante e charmoso na decoração. Almofadas com texturas aconchegantes, plantas e um tapete macio deixam a sala de estar ideal para passar bons momentos.

Com muitas almofadas

 

Uma parede escura ao fundo, muitas almofadas, uma de cada modelo, e plantas formam o combo perfeito para receber este sofá em L, revestido de camurça. O tapete de algodão completa o visual descolado desta sala.

 

Com poltronas na lateral

 

Aqui, um exemplo de sala ampla com sofá em L. Com formas generosas, a peça também funciona para delimitar o estar da sala de jantar. A mesa de centro estofada acompanha o desenho do sofá e as duas poltronas na lateral ampliam as opções de assentos para os convidados.

 

 

 

Fonte: Casa Vogue

Compartilhe essa notícia
Leia também
Ator abre sua casa e mostra estilo moderno
Sônia Bridi tem casa sustentável no Rio
Luminária sustentável é feita de repolho roxo
Você sabe qual o tamanho ideal da TV para cada espaço?
Reforma transforma construção abandonada em casa de veraneio
Apê de designer ganha tons róseas em tudo
Restaurante em SP terá plataforma giratória
Revitalize banheiro sem quebrar nada
Casal constrói casa na floresta
Projeto brasileiro ganha prêmio em Paris