Projetar e coordenar construções que possibilitem conforto e segurança aliado ao planejamento estratégico envolvendo mobilidade urbana é parte da rotina de arquitetos e urbanistas. Para dar maior autonomia e representatividade para estes profissionais foi criado o Conselho de Arquitetura e Urbanismo.

Eleito por unanimidade, o arquiteto e professor da Universidade Federal de Alagoas, Heitor Maia, vai comandar o CAU Alagoas na gestão 2018-2020.

Para ele, a instituição é o principal instrumento de valorização da profissão e o cumprimento do exercício legal gera benefícios a toda a sociedade.

“Desse modo, a profissão exercida dentro da legalidade, observando conduta ética e com qualidade técnica, beneficiará principalmente a sociedade com uma boa arquitetura e urbanismo, focados no olhar diferenciado inerente da profissão para desenvolvimento regional e urbano sustentável, na preservação do patrimônio histórico, cultural, artístico, paisagístico, edificado e ambiental”.

Com cerca de 1600 profissionais registrados, o CAU criou uma base sólida e a expectativa do novo presidente da casa é trabalhar ainda mais na valorização da categoria.

“A profissão exercida dentro da legalidade, observando conduta ética e com qualidade técnica, beneficiará principalmente a sociedade com uma boa arquitetura e urbanismo”

“Após o período inicial, de 06 anos, ‘arrumando a casa’, consolidando a estrutura física, organizando o quadro de pessoal técnico-administrativo, implementando um planejamento estratégico em nível nacional com metas claras e objetivas, podemos dar passos adiante através da instituição do programa de educação continuada, disponibilização do contrato padrão de prestação de serviços e consultoria jurídica especializada para o exercício profissional, manutenção do projeto Tira-dúvidas CAU, instituição do Tira-dúvidas jurídicas/técnicas do código de edificações, entre outras atividades com objetivo de resgatar a função social da profissão”.

O presidente também acredita na função do conselho de planejar e acompanhar o desenvolvimento urbano, além de elaborar projetos em benefício da população como praças, escolas, unidades de saúde, unidades de lazer, dentre outros.

“O espaço público bem planejado e bem cuidado fornece a estrutura básica que, ao longo de décadas, reforçará a identidade cívica e fomentará a qualidade de vida, além de aumentar a produtividade da cidade”.