Práticas simples como cuidar bem do veículo e ter posturas corretas no trânsito têm o poder de gerar algo muito desejado por todos: economia. Se você, assim como a maioria dos brasileiros, quer poupar combustível, confira as dicas que o listamos abaixo:

Troca de marchas

A troca de marcha faz grande diferença no consumo de combustível. O ideal é que o motorista verifique o manual do veículo, onde consta a velocidade certa para a mudança, que varia de um carro para outro. O uso do câmbio também deve ser suave, sem necessidade de estender a passada.

Ar condicionado

Deve-se ligar o ar condicionado apenas quando realmente for necessário, pois o equipamento é operado pelo motor do veículo e seu uso está diretamente vinculado ao consumo de combustível. Quando ligado, o consumo aumenta em média 20%. Carros com menor cilindrada gastam ainda mais com o ar ligado, por isso, em dias com temperaturas agradáveis opte pela ventilação natural.

Peso

Quanto mais peso carregar, mais força o motor terá que fazer para colocar o veículo em movimento e isso aumenta o consumo de combustível. Para saber o peso máximo recomendado pelas montadoras, o proprietário deve verificar o manual do automóvel. Evitar levar coisas desnecessárias no porta-malas ou no interior do veículo também é importante. 

Pneus

Eles podem ser responsáveis por até 20% do consumo. Por isso, é muito importante mantê-los bem alinhados e calibrados. O alinhamento correto evita que os pneus se desgastem muito, enquanto circular com eles murchos interfere diretamente no rendimento do veículo, já que terão mais atrito com a via.

A calibragem deve ser feita no máximo a cada 15 dias, seguindo as orientações de que estão no manual do proprietário ou em um adesivo na tampa do tanque ou na porta do carro.

Aceleradas

Quando estiver parado no sinal, evite dar aceleradas, pois este comportamento contribui para o esvaziamento do tanque. Em trânsito intenso, o veículo acaba freando e acelerando com maior frequência, o que exige mais do motor. Uma dica é observar bem o trânsito à frente e ao perceber que o tráfego vai parar, diminua a velocidade aos poucos antes de frear. Outro costume entre motoristas é aquecer o carro pela manhã. O hábito é desnecessário e aumenta o consumo de combustível.

Vidros abertos

Circular com os vidros abertos, principalmente com velocidade superior a 80km/h, interfere na aerodinâmica do carro e no consumo de combustíveis.

Ponto morto em descidas

É um hábito antigo e comum deixar o carro em ponto morto em descidas para economizar combustível. Além de ser um mito, nunca deve ser feito por questão de segurança. As “banguelas”, como são chamadas, deixam o carro desengatado e sem auxílio do freio-motor, fazendo com que o sistema de freio seja mais exigido, podendo falhar. Na verdade, o veículo deve ficar sempre engrenado, assim consome menos.

Excesso de velocidade

Quando mais rápido o veículo estiver, maior será o consumo de combustível. Exemplo: um carro andando a 100km/h consome cerca de 20% a mais do que quando está a 80km/h. Sendo assim, se quiser economizar e manter-se seguro, respeite os limites de velocidade. 

Manutenção em dia

Verificação regular é fundamental! Manter a manutenção do veículo em dia impede o motor de consumir mais combustível que o necessário. Se for preciso, efetue a trocar filtros de ar, de óleo e de combustível e faça a substituição das velas – que são um dos itens de manutenção que mais interferem no consumo dos carros.

Gasolina aditivada

Em curto prazo, a gasolina aditivada não interfere no consumo do carro. Sua função é manter a limpeza e preservar o motor. Mas é fato que um motor mais limpo e sem desgaste pode melhorar o desempenho do veículo, o que gera economia de combustível em médio prazo.