Começamos hoje a série ‘Destinos’. Toda semana o Painel Urbano apresenta alguma opção de viagem para você que está pensando em curtir lugares diferentes. Começamos com um lugar lindo, no nordeste, no estado do Sergipe: O Cânion do Xingó.

Uma das principais atrações turísticas do estado, o Cânion do Xingó possui uma beleza rara. A atração é formada por enormes paredões em tons alaranjados que se destacam em meio às águas verdes do Rio São Francisco. O passeio traz muitas histórias sobre a cultura nordestina e sobre o cangaço.

Foto: Gustavo Albano

O acesso para os cânions fica em Canindé, uma cidade pequena no sertão do Sergipe, a 220 km da capital Aracaju. A estrada que corta o estado passa por 7 cidades e inúmeras paisagens em meio a caatinga, que vão se transformando com os enormes pedregulhos e cactos típicos da região, como o xique-xique, palma e mandacaru, que brotam do chão em uma vegetação rasteira típicas do sertão. No caminho várias casinhas modestas com famílias sertanejas conversando na calçada, revelam um pouco da calmaria do sertão nordestino.

O Cânion do Xingó, 5º maior do mundo, surgiu após o represamento das águas do Rio São Francisco para a construção da Usina Hidrelétrica do Xingó, na divisa entre Alagoas e Sergipe.  São 60 km de extensão onde a água do rio pode alcançar 190 metros de profundidade em alguns pontos.

Foto: Gustavo Albano

Para chegar no Cânion de Xingó é necessário percorrer 18 km em catamarãs. A embarcação oferece banheiros, duchas e um restaurante compacto com opções de petiscos e bebidas. Durante o percurso o visitante segue admirando a imensidão do Rio São Francisco, cercado por montanhas iluminadas pelo forte azul do céu, quase sempre com poucas nuvens.

Durante o passeio existe um apoio fixo onde os turistas são convidados a sair do barco e se banhar em um espaço cercado por redes. Um espaço tem 1 metro de profundidade, perfeito para crianças e o outro tem 5 metros, com boias disponíveis para que o visitante tenha mais conforto. Ainda é possível comprar alguns artesanatos expostos no próprio deck de apoio.

Os barcos que saem do restaurante Karrancas embarcam todos os dias, sempre de 9h, 10h30, 11h30 e 14h00, podendo aumentar o número de saídas em épocas de alta temporada como nos meses de Junho e Julho, e de Novembro a Fevereiro.

Se você estiver indo de Aracaju para Canindé de São Francisco é possível pegar ônibus na rodoviária velha de Aracaju em uma das várias saídas diárias.

Foto: Gustavo Albano

 

Foto: Gustavo Albano

Se desejar fazer contato prévio com o Restaurante Karrancas, o e-mail é reservas@mturxingo.com.br e o telefone é (79) 9869-6428.