O síndico de condomínio é um profissional cada vez mais exigido. Condôminos desejam que o administrador do condomínio seja alguém capacitado para a função – que requer conhecimento diversificado e ‘jogo de cintura’. Pensando no aperfeiçoamento do líder do condomínio, o Senac Bertioga começa 2019 com uma novidade no portfólio: oferece a primeira turma do curso livre Síndico, que começa em fevereiro na unidade.

Com carga horária total de 160 horas, a formação capacita o aluno para realizar todas as tarefas inerentes à função, como convocar assembleias e fazer cumprir as determinações dessas reuniões, representação legal do condomínio e mediações judiciais e administrativas, elaboração de orçamentos, prestação de contas, administração das contribuições, taxas e eventuais multas dos condôminos, além zelar pela preservação do bem viver entre os moradores.

Apesar de a profissão de síndico não ser regulamentada, ou seja, não exigir um diploma universitário para desempenho da atividade, ter uma formação teórica e prática é muito importante para quem vai trabalhar na área, já que isso valoriza e diferencia o profissional no mercado.

“Conhecimento nunca é demais, e nesse caso, a função de síndico exige capacitação mais técnica, como, por exemplo, lidar com sistemas de segurança dos portões e de outros itens eletrônicos e hidráulicos do prédio, além de ser necessário entendimento da legislação que rege o funcionamento dos condomínios. Isso por que as tarefas estabelecidas por lei estão relacionadas no código civil, e o síndico responde civil e criminalmente pelo condomínio”, explica Ana Paula Torres, docente do Senac Bertioga.

A especialista comenta ainda que aqueles que possuem formação específica, e são síndicos profissionais, podem atuar como autônomos ou abrir pequenas empresas para prestação de serviços terceirizados. “A busca por especialização pode impactar positivamente até na remuneração dos serviços prestados por esses profissionais. Um síndico com mais preparo certamente se destaca no mercado em relação aos amadores ou àqueles que exercem a atividade no próprio prédio, recebendo, ao invés do salário, a isenção da taxa condominial”, comenta Ana Paula.

Para os interessados, os principais pré-requisitos são ter idade mínima de 18 anos e ter o ensino médio completo. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas no Portal Senac (www.sp.senac.br/bertioga) ou presencialmente na unidade, onde também é possível consultar informações completas sobre essa e outras formações.