De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), segundo os dados que foram publicados no dia 10. A taxa média que enumera os desempregados chegou a 13,5% em 2020. E ainda ultrapassa os números de 2019 que chegou a 11,9%.

Em conformidade com o IBGE, Entre os estados que bateram o recorde de maiores médias anuais registradas, os principais estão Alagoas com 18,6%, Bahia com 19,8% e Sergipe com 18,4%. Ao todo foram 19 estados que bateram esse recorde juntamente com o Distrito Federal.

Os estados com as menores médias registradas são Santa Catarina com 6,1 %, Rio Grande do Sul com 9,1%, Mato Grosso alcançou 9,7% e Paraná 9,4%.

Segundo o IBGE, o agente crucial para o aumento do desemprego no Brasil foi a pandemia em decorrência do Covid-19. Com a pandemia os serviços considerados não essenciais tiveram que parar. Como resultado tivemos uma alta no numero de desempregados. O IBGE ainda afirma que 15 estados estavam com menos da metade da população trabalhando.

A série de pesquisas que revelou os dados apresentados sobre desocupação se chama Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios (PNAD).