Dados a respeito do andamento da vacinação da Covid-19 entre os trabalhadores da construção civil de São Paulo passaram a ser coletados pela pesquisa “Conhecendo as Ações das Construtoras Paulistas no Combate à Covid-19”. Realizada pelo Sindicato da Construção Civil do Estado de São Paulo (SindusCon-SP) e pelo Serviço Social da Construção Civil do Estado de São Paulo (Seconci-SP), a pesquisa agora passou a ser quinzenal.

Foram obtidas respostas de 50 empresas nesta 68ª rodada, que são responsáveis por 590 obras, envolvendo 39.592 empregos diretos e terceirizados. Neste período de 2 a 16 de setembro, das empresas pesquisadas, 29 informaram que 15.210 foram vacinados com a primeira dose e 5.092 com a segunda ou dose única. As demais estão levantando os dados sobre a vacinação.

Os casos confirmados de infecção pelo novo coronavírus oscilaram de 0,01% para 0,09%, e os casos suspeitos, de 0,06% para 0,08% do pessoal empregado. Pela oitava semana consecutiva, não se registraram óbitos. Nenhum trabalhador estava em internação hospitalar pela sétima semana seguida.

Odair Senra, presidente do SindusCon-SP, e Haruo Ishikawa, presidente do Seconci-SP, reforçam a importância de as empresas estimularem a imunização dos trabalhadores e de seus familiares, inclusive os adolescentes. “Nossa responsabilidade é criar um clima favorável à vacinação, desmentindo fake news e posições negacionistas desprovidas de base científica”, afirmam.

Confira o relatório completo da última rodada aqui.