Cinquenta e seis mil toneladas de entulhos estão prestes a virar material para novas obras no Distrito Federal. Esse volume equivale a 10 mil caminhões carregados.

A ideia é transformar, pelo menos, a metade desse material em areia, cascalhos, pedrisco e brita, para aproveitamento em obras públicas e privadas no DR.

“Foi feito um acordo com a Novacap e DER, que são os órgãos que mais contratam na parte de pavimentação, para incluir, nas próximas licitações a obrigatoriedade de se utilizar um percentual mínimo desse material reciclável”, explicou Paulo Celso dos Reis, diretor-adjunto do Serviço de Limpeza Urbana do DF.

Para que sejam efetivamente reaproveitados, a UnB e o laboratório da Novacap estão fazendo estudos e pesquisas para avaliar se a qualidade desse material atende as exigências da construção civil.

“Esses estudos vão demonstrar que esse material poderá ser usado de forma tranquila e difundida na construção civil. Não só para pavimentação, como subleito e sub-base, mas, também, em construções não estruturais”, completou Reis.