As escolas do estado de São Saulo receberam uma autorização do governo para que houvesse o retorno das aulas presenciais a partir desta quarta-feira (07/10). As aulas só poderão ocorrer desde que as instituições tomem todas as precauções necessárias para a proteção tantos dos alunos quanto dos professores.

Foto: Felipe Rau/Estadão Conteúdo

As escolas públicas bem como as privadas reabriram na data prevista na capital de São Paulo. Depois de mais de seis meses de inatividade elas deram início somente a atividades extracurriculares para o ensino fundamental como aulas de música, atividades culturais, reforço escolar, educação física (desde que não haja contato físico), teatro de fantoches, e muitas outras, com a duração de 2 horas como foi determinado no Diário Oficial no dia 26 de setembro.

As aulas online continuarão no horário oposto ao presencial para todos os alunos. Entretanto pais poderão decidir se os filhos possam voltar ou não a frequentar a escola presencialmente.

O secretário estadual da educação, Rossieli Soares, ressaltou em uma coletiva: “Queremos voltar; entendemos a importância; vamos trabalhar pra isso. mas sempre ouvindo a comunidade, ouvindo os professores, ouvindo os pais. De forma opcional nesse primeiro momento, e voltando num tamanho que nos permita garantir a segurança e a execução dos protocolos estabelecidos.”

Na rede privada o número de escolas reabertas chegou a 3.200 de 4.000 escolas. Já na estadual o número foi menor com cerca de 304 de um total de 1.086 escolas. Já das municipais apenas 1 foi reaberta das 4.000 unidades, De acordo com o Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo (Sieeesp).

Mesmo com a reabertura das escolas o índice de presenças dos alunos foi baixo, como foi o caso da escola municipal Centro de Educação Bom Jesus, que recebeu apenas 6 dos 120 alunos matriculados.

“É uma atividade voluntária. Então as escolas têm a autonomia nesse momento, e também as famílias, de retomarem ou não as atividades. O papel da prefeitura é garantir as condições de retorno.” Afirmou Bruno Caetano, secretário municipal de educação.

Já para o ensino médio e Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede estadual, as aulas regulares voltaram no mesmo dia. Mas para o ensino fundamental as atividades regulares só poderão retornar no dia 3 de novembro para a rede estadual. 

As instituições de ensino superior também receberam autorização para retornar as atividades, mas somente 10% das universidades voltaram a funcionar.