José Roberto de Toleto é Diretor-Presidente da Lello Imóveis e coordena os trabalhos da Rede Avançada de Locação (Foto: Divulgação)

A partir desta semana, a Coluna Zampieri realiza uma série de entrevistas com empresas de destaque no mercado imobiliário, membros da RAL (Rede Avançada de Locações), abordando a visão de cada uma sobre o atual momento econômico e imobiliário para investidores e consumidores de imóveis.

Na coordenação dos trabalhos da RAL, José Roberto de Toleto, Diretor-Presidente da empresa paulista Lello Imóveis, uma das maiores administradoras de condomínios e imóveis da América do Sul explica que a rede ajuda a encurtar distâncias e facilita o fechamento de contratos de locação em diferentes capitais brasileiras.

“Ao mesmo tempo, se constitui um importante fórum para a troca de informações sobre o mercado de locações no Brasil e nas regiões onde as imobiliárias associadas estão localizadas”.

A RAL é formada por 14 imobiliárias de destaque nas principais capitais do Brasil, que reúnem-se pelo menos três vezes por ano para discutir o cenário do mercado de locações e vendas, compartilhar experiências e debater propostas para o setor.

“Nesses encontros são informados os índices de performance de cada empresa e soluções para o aprimoramento do mercado de locações. Isso contribui para que as imobiliárias associadas estejam antenadas à realidade do mercado imobiliário nacional”.

Para o cliente, a vantagem de fazer negócio em uma imobiliária associada a rede é a facilidade oferecida.

“É muito mais fácil e sem burocracia alugar um imóvel por meio das imobiliárias integrantes da RAL. Por meio da rede, o candidato a inquilino pode usar a imobiliária de sua cidade de origem para alugar em outro estado. Ele também pode valer-se de fiador de sua cidade. Por exemplo, se ele mora em São Paulo quer alugar um imóvel em Maceió, pode oferecer como garantia um fiador da capital paulista. A Lello e a Zampieri vão ajudar a concretizar o negócio rapidamente”.

José Roberto de Toledo explica que o mercado imobiliário voltou a ser, mais uma vez, uma oportunidade de investimento para locação.

“Isso porque o cenário econômico atual é de juros baixos e muita volatilidade no mercado de capitais. Assim, a alternativa para o investidor é investir na aquisição de imóveis destinados à locação, como complemento de sua renda e atrelado à expectativa de valorização do patrimônio no médio e longo prazo”.

Em São Paulo, onde é sediada a Lello Imóveis, o clima em relação ao Mercado Imobiliário é de otimismo.

“A economia está se recuperando, ainda que de forma lenta, e a tendência é de aquecimento. Já estamos sentindo isso na área de locação e acredito que uma retomada na área de vendas está próxima de ocorrer”.