A saúde mental é negligenciada por muitas pessoas por ser algo não visível e intangível. E nesses últimos tempos em que vivemos isolados o transtorno de ansiedade e depressão tem afetado muitas pessoas, principalmente os idosos. Pensando nisso, o Programa Municipal da Terceira Idade (PMTI) da cidade de Viçosa-AL resolveu ocupar a mente dos idosos que estão de quarentena em casa.

Segundo uma pesquisa feita pelos cientistas da universidade de Chicago, o isolamento pode aumentar o risco de morte em 14% para as pessoas da terceira idade. Viver em solidão já era uma realidade antes da pandemia, mas agora essa situação foi agravada.

Um estudo feito por alguns pesquisadores da Universidade de York apontou que o isolamento social pode aumentar o risco de doenças relacionadas ao coração em 29% e também o AVC (Acidente Vascular Cerebral) em até 32%. 

O Projeto

Para diminuir os impactos causados pelo distanciamento e isolamento social nos idosos, algumas equipes, do PMTI de Viçosa-AL e também do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), fizeram a entrega de kits para atividades de lazer para os idosos cadastrados no programa. O ato foi divulgado pela prefeitura da cidade na manhã do dia 4.

Dentro de cada kit os idosos receberam um caderno para desenho, caça palavras, lápis de escrever, caixa de lápis de cor, tesoura e apontador. A iniciativa foi pensada para estimular os idosos a ocuparem as suas rotinas. Já que, devido a quarentena as atividades do programa foram suspensas.

Rodrigo Lopes, que é coordenador do PMTI explicou o motivo da criação desse projeto. “Temos um projeto criado recentemente em que batemos papo pela internet com os idosos. Nessas conversas, eles comentaram do aumento da ansiedade de ficar o dia inteiro dentro de casa. Pensamos nos kits como uma forma de trabalhar a memória, criatividade e até a função motora” relatou.

Foto: Prefeitura Viçosa/Divulgação

Os kits foram entregues seguindo todas as medidas de segurança contra o COVID-19. A prefeitura afirmou que, quando houver o retorno das atividades presenciais, as artes produzidas pelos idosos serão exibidas em um mural como uma forma de compartilhar as experiências que eles viveram nesse período.