A partir de uma lista com 362 obras nomeadas, a Fundació Mies van der Rohe e a Comissão Europeia selecionaram os vencedores da edição de 2024 do Prêmio UE de Arquitetura Contemporânea – Prêmio Mies van der Rohe. 

O Complexo Educacional TU Braunschweig, projetado pelos escritórios alemães Gustav Düsing e Max Hacke, foi o vencedor do Prêmio de Arquitetura de 2024. Já o Prêmio de Arquitetura Emergente foi conquistado pelo escritório madrileno SUMA Arquitectura, fundado por Elena Orte e Guillermo Sevillano, com a Biblioteca Gabriel García Márquez.

A premiação vai ocorrer no Pavilhão Mies van der Rohe em Barcelona, no Dia dos Prêmios EUmies, em 14 de maio de 2024, data que marca o início das Semanas de Arquitetura de Barcelona. “O júri do Prêmio de 2024 destaca a importância da arquitetura que explora o potencial de mudar mentalidades e políticas, assim como a importância de promover a inclusividade”, afirma o anúncio oficial dos premiados.

Prêmio de Arquitetura 2024

Complexo Educacional TU Braunschweig

Gustav Düsing & Max Hacke, Berlim

Study Pavilion on the campus of the Technical University of Braunschweig/ Gustav Düsing & Max Hacke, Berlin. Image © Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto:

O Pavilhão de Estudos da Universidade Técnica de Braunschweig, projetado pelos arquitetos Gustav Düsing e Max Hacke, de Berlim, é um inovador edifício universitário desenhado para atender à evolução do cenário acadêmico em um mundo pós-pandemia. Com aulas digitais e inteligência artificial desafiando os modelos tradicionais de aprendizagem, o papel do campus universitário está sendo reimaginado.

Prêmio de Arquitetura Emergente 2024

Biblioteca Gabriel García Márquez

SUMA Arquitectura, Madri

Study Pavilion on the campus of the Technical University of Braunschweig/ Gustav Düsing & Max Hacke, Berlin. Image © Iwan Baan

Descrição enviada pela equipe de projeto:

A Biblioteca Gabriel García Márquez está localizada em um denso nó urbano na cidade de Barcelona, e é precisamente este contexto que faz com que a geometria da construção se adapte às condições do entorno, replicando o chanfro, recurso urbanístico típico de Barcelona que se encontra consistentemente no tecido desta metrópole.

O que é o Prémio Mies van der Rohe?

O Prémio da União Europeia para a Arquitetura Contemporânea é um prémio bienal que destaca obras arquitetónicas notáveis construídas em toda a Europa. Além do prémio principal (60 000 EUR), é também atribuído o Prémio Arquiteto Emergente (20 000 EUR).

Desde 2001, o prémio é coorganizado pela Comissão Europeia e pela Fundação Mies van der Rohe, de dois em dois anos. O prémio manteve o nome Prémio Mies van der Rohe entre 1988, ano em que foi criado, e 1998. É também referido como EU Mies Award (Prémio EU Mies).