PORCELANATO

CASACOR: novas ideias para espantar a mesmice

Publicado em 6 de junho de 2019 às 11:39

A tradicional mostra de arquitetura e design ‘Casacor SP 2019’ já começou e vai até agosto. Agora, já deu para assimilar algumas propostas inovadoras e que vibram criatividade para as construções. Entre as muitas novas ideias que vão nesse sentido, destacamos os porcelanatos, que há algum tempo abandonou texturas estáticas e que não vêm acompanhadas de um sentido profundo.

É o caso, por exemplo, da coleção Bailarinas de Portinari, que revestiu um aparador com cores vibrantes. A ideia arrojada foi do escritório Weiss Arquitetura e oferece uma atmosfera calorosa e de boas-vindas ao ambiente.

O aparador integra o espaço “Hall Senhora das Águas”, inspirado nos rios brasileiros e na Iara, figura folclórica que protege as águas. O projeto teve como ponto de partida o desenvolvimento sustentável e a valorização de prédios tombados.

A brasilidade está presente em elementos naturais como madeira, palhinha, couro, muito verde, azul e branco, especialmente no aparador delicadamente revestido pela coleção Bailarinas de Portinari, inspiradas nas bailarinas de Carajás, inúmeras vezes representadas nas obras de Candido Portinari. Com formato triangular, a coleção, a primeira a homenagear o artista que inspirou o nome da marca Portinari, traz três peças de diferentes cores, que foram mescladas entre si, criando uma paginação diferenciada.

Soneto

Já no espaço da boulangerie Dona Deôla, mais uma coleção utiliza esses porcelantato da linha Portinari. As placas de porcelanato marmorizado apresentam tendências e matérias primas garimpadas pelo mundo afora. “Trata-se de uma coletânea de destaque que prova que a liberdade para elaborar um projeto faz muito bem e traz novas ideias para espantar a mesmice”, pontuam as arquitetas Patrizia Genovese e Andrea Camasmie.

A coleção confere encanto ao espaço, além de um charme clássico e que surpreende. A técnica, chamada de Tech Crystal, dá acabamento ao porcelanato e consiste na aplicação de uma camada de vidro puro na superfície do produto, garantindo solidez e longevidade. Esteticamente, as peças trazem nitidez, brilho e cores intensas, além de proporcionar uma sensação de amplitude ao espaço. Segundo as arquitetas, a coleção ainda apresenta resistência às manchas e facilidade na hora da limpeza.

Extra: instalação artística com cheiro

Outra novidade da 33ª edição da Casacor SP foi a instalação artística e multissensorial do arquiteto e designer Marko Brajovic. O croata naturalizado brasileiro apresentou o Oásis Air Wick, realizada para promover uma marca de aromatizadores de ambientes. A obra traz fitas que revelam as novas fragrâncias da marca, em uma experiência colorida e que se apropriou das “cores do ano” da Pantone, que também se relacionam com as essências.

Fique ligado no Painel Urbano para saber das principais novidades da Casacor SP 2019.

Compartilhe essa notícia
Leia também
Você sabe qual o tamanho ideal da TV para cada espaço?
Reforma transforma construção abandonada em casa de veraneio
Apê de designer ganha tons róseas em tudo
Restaurante em SP terá plataforma giratória
Revitalize banheiro sem quebrar nada
Casal constrói casa na floresta
Projeto brasileiro ganha prêmio em Paris
Varanda goumert é tendência no mercado imobiliário
Casa é construída dentro de uma rocha
Contagem regressiva para a 33ª CASACOR São Paulo