O Concurso Nacional de Estudos Preliminares de Arquitetura, lançado pelo Departamento do Rio de Janeiro do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB/RJ) e Departamento Cultural do Abrigo do Marinheiro (DCAMN), em parceria com a Marinha do Brasil, vai selecionar e indicar a melhor proposta arquitetônica para Museu Marítimo do Brasil, a ser construído no Espaço Cultural da Marinha, localizado na área central da cidade do Rio de Janeiro.

Sendo um antigo desejo da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM), o Museu Marítimo do Brasil deve ser conceitualmente inovador e um exemplar arquitetônico que expresse a sua importância cultural.

O concurso é destinado a arquitetos e urbanistas habilitados para o exercício da profissão. Será exigida a formação de equipes multidisciplinares sob a coordenação do arquiteto ou arquiteta responsável pela elaboração do projeto, afim de que a edificação possua os mais avançados requisitos técnicos e ambientais. Os candidatos devem apresentar uma solução sofisticada, tanto do ponto de vista tecnológico quanto construtivo e espacial.

O Museu Marítimo do Brasil se propõe a estimular o conhecimento sobre a história marítima ligada à formação do país e a percepção do mar e dos rios como instâncias culturais, simbólicas e míticas na formação da nossa sociedade. A localização na orla da área central do Rio enfatiza a vocação marítima que permeia o caráter de parte expressiva da sociedade brasileira.

Localizado entre a Praça XV e a Praça Mauá, onde existiu, no século XIX, a Doca da Alfândega, o píer do Espaço Cultural da Marinha, sobre o qual o Museu Marítimo será erguido, passou por restaurações estruturais. A edificação que lá existe encontra-se desfigurada devido às obras de recuperação do píer. O local está pronto para receber uma nova construção que agregue valor tanto à instituição quanto ao entorno urbano onde o futuro museu será inserido.

As inscrições vão até o dia 23 de julho, pelo site www.concursomuseumaritimodobrasil.org. É possível conferir o edital pelo mesmo site. A entrega dos estudos preliminares deve ocorrer até o dia 30 de julho.