Cresce população ocupada na construção civil no trimestre

Publicado em 2 de março de 2020 às 10:30

O número de trabalhadores da indústria da construção cresceu no trimestre encerrado em janeiro/20, se comparado ao mesmo trimestre do ano anterior. A população ocupada no setor passou de 6,740 milhões de pessoas (nov-dez-jan/2019) para 6,781 milhões (nov-dez-jan/2020). Os dados são da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) e foram divulgados nesta sexta-feira (28/02) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

No trimestre fechado em janeiro/20, em relação ao trimestre imediatamente anterior, a construção civil perdeu 65 mil ocupações. “Enquanto de agosto a outubro/19 a população ocupada total no setor era de 6,846 milhões, no trimestre seguinte foi 6,781 milhões”, destaca a economista do Banco de Dados da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), Ieda Vasconcelos.

O período de final e início de ano é sazonal para o segmento. “Chuvas e férias contribuem para uma redução das atividades”, aponta Vasconcelos.

 País registra queda na taxa de emprego

No país, a taxa de desemprego ficou em 11,2% no trimestre encerrado em janeiro/2020, o que representou uma queda de 0,4 ponto percentual em relação ao trimestre imediatamente anterior (ago-set-out/19) e redução de 0,8 ponto percentual em relação a igual período do ano passado, quando a taxa foi de 12%.

A população desocupada ficou em 11,9 milhões de pessoas, o que significa 453 mil pessoas a menos em relação ao trimestre móvel anterior e 712 mil pessoas a menos do que o mesmo trimestre do ano anterior.

“O acompanhamento de todos os dados econômicos do País adquire ainda mais importância diante da atual instabilidade e incerteza da economia mundial (e seus reflexos por aqui)”, destaca a economista Ieda Vasconcelos.

No próximo dia 4 de março, o IBGE divulgará os dados do Produto Interno Bruto (PIB) do 4º trimestre de 2019. Um dado que está sendo muito aguardado pelo mercado.

Compartilhe essa notícia
Leia também
Aluguel: veja orientação em época de pandemia
Caixa: mais de 100 mil pedidos de pausa no contrato habitacional
MP estabelece regras para relações trabalhistas
Medidas econômicas para reduzir impactos do Covid 19 nas empresas
CNN estreia no Brasil com promessa de jornalismo independente
Mulher na Construção Civil cresce 120% nos últimos 12 anos
Construção civil: crescimento e seu impacto no PIB
OLX Brasil anuncia compra do Grupo Zap
92º ENIC será realizado em espaço versátil com localização estratégica
Summit Imobiliário de 2020: inscrições abertas