A netiqueta, mistura de net (abreviatura de internet) com etiqueta, tem a função de orientar os internautas para uma boa comunicação e uma convivência harmoniosa no mundo virtual.

Assim como na vida real, são necessárias algumas regras para não passar vexame nas plataformas digitais – tendo em vista a dificuldade de interpretar emoções e conotações na comunicação via web.

Para facilitar sua vida, o Painel Urbano lista algumas regras de netiqueta:

1) Letras maiúsculas: Não se deve escrever um texto todo com letras maiúsculas. Isso significa que a pessoa está gritando, além de tornar a leitura extremamente cansativa.

2) Mensagens chatas: Evite enviar as chamadas “correntes” ou outras mensagens semelhantes. Propagandas que não foram solicitadas por alguém também não são bem-vindas.

3) Emojis: Muito utilizados na hora de demonstrar algum sentimento, eles são aceitos, desde que empregados corretamente. O que não se deve fazer é utilizar o emoji como elemento do próprio texto já que, em alguns casos, não é possível identificar o que a pessoa quer dizer com aquilo. O excesso de emojis também é desagradável.

4) Fugir do assunto: Ao usar um comunicador instantâneo – whatsapp, por exemplo – nunca fuja do assunto. Ainda que seja algo que fora de interesse ou desagradável, responda, mesmo que finalizando o assunto para mostrar que você leu a mensagem.

5) Ofensas: Hoje em dia é fácil encontrar discussões na internet, algumas delas negativas e carregadas de ofensas. Para evitar uma “guerra online”, o melhor a fazer é ignorar ofensas, encerrando o conflito.