Principalmente no caso de condomínios com muitas unidades, a rotatividade é grande. Quase todos os dias algum morador vai embora e um novo chega. Esse novo morador, a depender de como o síndico recepciona, pode acabar se sentindo perdido. Entretanto, algumas atitudes podem proporcionar uma recepção agradável.

É importante que assim que chegue um morador no condomínio, ele fique a par das regras que regem o ambiente. Afinal, proprietários ou inquilinos estão vivendo um período no qual estão abertos às novidades.

Uma iniciativa que está ganhando popularidade é a entrega de um kit de boas-vindas entregue pelo síndico ao novo morador ou inquilino. Esse tipo de procedimento visa garantir uma melhor organização do condomínio, evitando problemas causados pela falta de informação.

Em Balneário Camboriú, no estado de Santa Catarina, o síndico Carlos Spiler, do condomínio Aconcágua entrega uma espécie de kit aos novos moradores.

“Fazemos uma visita levando a convenção do condomínio, o regimento interno, um manual de segurança do prédio com informações sobre a senha da portaria, localização das câmeras e funcionamento do sistema, além de um manual de coleta de resíduos sólidos”, explicou Carlos em conversa com a imprensa.

Esse contato feito pessoalmente com o novo morador é uma oportunidade para lembrar da importância da participação em assembleias, onde são tomadas as decisões que impactam a todos. É importante falar sobre a periodicidade das reuniões e onde elas acontecem.

Ficha cadastral

Podendo estar incluso no kit de boas-vindas, a ficha cadastral serve para manter atualizado o cadastro de moradores, tão importante para a segurança do condomínio. É fundamental que o síndico tenha os principais dados dos todos moradores atualizados – incluindo os familiares.

A ficha deve conter: nome completo, telefone, idade, grau de parentesco com o morador principal, se tem veículo e qual a placa ou bicicleta, se é portador de alguma necessidade especial e outros dados que o síndico considere importante.

Conhecendo os vizinhos

Também é válido que o novo morador receba uma lista com os nomes, dados de contatos e melhores horários para consultar o síndico, subsíndico e conselheiros, além dos dados da administradora, se houver. Essa lista também deve informar os nomes de todos os funcionários do prédio, as atividades desenvolvidas por cada um e o horário de trabalho.

Inadimplência

Apesar de ser um tema muito delicado, deve ser abordado. O pagamento regular por parte de todas as unidades é fundamental para um bom controle das finanças do condomínio. O síndico deve, com jeito, esclarecer a importância de manter o pagamento do condomínio em dia, respeitando os prazos de pagamentos das taxas condominiais.

Emergência

Um condomínio deve ter definido quais os procedimentos e recomendações relativos à segurança do condomínio. Esses procedimentos também devem ser repassados ao novo morador, além de uma lista com os principais números de telefone para ele ligar em casos de emergência: bombeiros, polícia, SAMU, vazamento de gás, manutenção de elevadores e outros.