Os relacionamentos interpessoais, as qualificações técnicas, a forma que se comunica, seja verbal ou não verbal, oferecem elementos para que as pessoas avaliem umas as outras. A maneira que se responde ou omite questionamentos, bem como jeito de atender as pessoas constroem uma reputação.

“Ter a habilidade de comunicação, ou seja, uma competência de oratória, de retórica, capacidade de se comunicar de uma maneira assertiva, coerente, lógica e uma conduta que faça com que as pessoas entendam, ajuda na melhora dos relacionamentos interpessoais e profissionais, qualifica as tomadas de decisões e contribui no fechamento de negócios”, afirma a Consultora Especialista em Gestão de Carreira e Desenvolvimento de Profissional, Denise Gensas.

Para a especialista, a comunicação eficaz diferencia e destaca o profissional no mercado, afinal, a maioria das pessoas está mais interessada no que ela mesma tem para falar do que no que o outro tem para dizer.

“Quando o outro fala, ele cria mais interesse no assunto que você está apresentando. Então, permita que ele exponha seu problema e vá fazendo perguntas para que possa compreender o sentimento gerado por essa dificuldade e entender as necessidades dele. Isso faz com que se sinta importante, cria uma conexão entre vocês e nesse ambiente fica mais fácil de conseguir com que preste atenção no que você tem para falar”, explica Denise.

Por fim, ela aconselha que o síndico observe bem como o inquilino tem se comportado, como vem se comunicando, pois esses são fatores para bons resultados na carreira de Gestor Condominial.