A arquiteta alagoana Jacqueline Antunes desenvolveu um projeto de restauração de parte da histórica cidade de Penedo, todo voltado para a cultura cinéfila. Desenvolvido com o foco de resgatar a cena cultural do cinema na cidade e a vocação de Penedo para exibição e produção de filmes, o projeto foi selecionado para participar do Congresso Mundial de Arquitetos.

“Resgatar a memória das pessoas e fazer com que elas também se reconheçam como parte da cidade”, é assim que Jacqueline define o que a motivou para este projeto. “A cultura do cinema é muito forte na população mais velha, mas os mais jovens estão perdendo essa tradição”, afirma.

Esta é a primeira vez que o Congresso Mundial de Arquitetos, promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) desde 1948 ocorre no Brasil. Trata-se de um fórum privilegiado para profissionais e futuros líderes na arquitetura e em áreas afins. Um evento que debate o futuro das cidades e a cidade do futuro.

Para este trabalho, a arquiteta estudou a história do cinema em Penedo e preparou três recortes de estudo. A primeira área consiste na proposta de restaurar o Cine Penedo, que fica na Praça 12 de Abril e que no período do Festival de Cinema reúne diversas pessoas. A segunda área de intervenção do projeto se baseia na restauração da orla da cidade. Durante os dias de Festival de Cinema o projeto da arquiteta sugere que algumas das tradicionais balsas de travessia da cidade de Penedo se tornem uma espécie de cinema flutuante, que pode levar cultura também para a população ribeirinha de municípios próximos.

Já a terceira área foi focada em um lote da orla da cidade, que revela as marcas de um antigo sobrado. A ideia de Jacqueline é desenvolver no local uma escola de cinema. Por fim, a arquiteta ainda pensou em uma forma de integrar os três locais, criando um trajeto a ser feito através de um “bondinho”, já existente, mas em desuso na cidade.

Jacqueline Antunes é alagoana nascida em Maceió e se formou pela FAAP – Fundação Armando Alvares Penteado em São Paulo. O seu projeto de restauração da histórica cidade de Penedo, com foco no cinema, ganhou diversos prêmios, além da aprovação neste evento mundial. Foi vencedor do Prêmio Perret, promovido pela FAAP-Faculdade Armando Álvares Penteado, foi representante da FAAP no concurso Ópera Prima, além de ter sido um trabalho nomeado no concurso internacional YTAA-Young Talent Architecture Award, promovido pela fundação Mies Van Der Rohe.