Manter uma criança entretida nos dias de hoje parece ser uma tarefa fácil, já que tantos programas e vídeos infantis estão disponíveis na internet à espera de um único clique.

Com a pandemia, veio o home office e muitos pais acabam cedendo a tentação de colocar qualquer coisa na intenção de manter os filhos ocupados e não atrapalharem o trabalho. No entanto, esse hábito pode gerar uma série de consequências nada saudáveis para os pequeninos.

Segundo a orientação da OMS (Organização Mundial da Saúde) para as crianças que têm até cinco anos, as crianças com menos de dois anos não devem ter nenhum contato com a telinha. Já as crianças com mais de dois anos podem assistir no máximo até uma hora por dia. Isso porque o uso desses artifícios podem interferir na qualidade do sono e até mesmo torná-los sedentários.

O recomendado é que se troque as luzes das telas por atividades que ajudem no desenvolvimento dos pequenos. Isso resultará em mais saúde e ainda diminui os riscos de obesidade infantil.

Pensando nisso, separamos algumas atividades que podem ser feitas com as crianças, que ajudarão não só a tirar eles do tédio como também a conciliar a rotina de home office com os filhos.         

1 – Caça ao tesouro

Ao invés de assistir algum desenho, que tal uma aventura de verdade? Um caça ao tesouro pode ser feito de várias formas, desde usando um mapa da casa ou com pistas. Mas o importante é não esquecer da recompensa no final!

2 – Jogos: blocos de montar, quebra-cabeças

Exercitar a mente é sempre bom. 

3 – Jardinagem 

Sabe aquelas garrafas pets que sempre sobram das festas? Que tal reciclá-las e transformá-las em vasos de plantinhas onde os pequenos vão ter contato com a natureza, e ainda ficarão empolgados para ver as sementinhas crescendo.

4 – The Voice em casa

A música é universal e todo mundo ama, especialmente as crianças.  Então por que não juntar o útil ao agradável e fazer um mini concurso de música ou até mesmo um show de talentos em casa? 

5 – Cozinhar

Uma boa ideia é pegar aquele livro de receitas esquecido na estante ou ir na internet, e procurar uma receita simples na qual os pequenos possam pôr a mão na massa literalmente. 

6 – Guarde memórias

Aproveite esse tempo com os pequenos para registrar em vídeo ou fotos esses momentos, permita que os pequenos também se divirtam com a câmera.