De acordo com a empresa Planet Smart City, idealizadora do projeto, as cidades inteligentes são planejadas para oferecer soluções sustentáveis, tecnológicas e sociais para os moradores. Agora, é possível adquirir imóveis em empreendimentos desse tipo por meio do programa Minha Casa Minha Vida, da Caixa Econômica Federal.

A Planet Smart City é uma empresa que desenvolve projetos de cidades inteligentes e disponibiliza opções acessíveis dentro dos critérios estabelecidos pelo programa. Atualmente, cerca de 30% dos imóveis do projeto foram adquiridos através do Minha Casa Minha Vida, especialmente na Faixa 2 do programa, destinada a famílias com renda de até R$ 4 mil por mês.

Em cada empreendimento, a empresa disponibiliza um gestor social para integrar a comunidade e estimular a participação dos moradores na manutenção do convívio social.

Os requisitos para adquirir um imóvel em um empreendimento da Planet Smart City pelo programa Minha Casa Minha Vida são os mesmos de um empreendimento tradicional, incluindo idade mínima de 18 anos, ausência de participação em outros programas habitacionais do governo e residência mínima de um ano na cidade do imóvel.

O que são cidades inteligentes?

Cidades inteligentes são espaços urbanos que empregam tecnologia para aprimorar sua eficiência política e econômica, impulsionando seu desenvolvimento. Nesses ambientes há priorização de áreas verdes e meios de transporte públicos e alternativos ao uso de combustíveis fósseis.

Uma cidade inteligente é um ambiente em que a tecnologia serve como uma ferramenta. Esse modelo é pensado para o bem-estar das pessoas, com ênfase na inclusão social, na redução da disparidade e na sustentabilidade. Basicamente, o objetivo das cidades inteligentes é garantir um ambiente seguro e autossustentável, capaz de reagir prontamente às mudanças climáticas, prevenindo impactos sociais significativos.