O mercado imobiliário está aquecido e a intenção de comprar um imóvel segue em tendência de crescimento. A pesquisa Raio-X da FipeZap registrou um novo recorde na intenção de compra dos entrevistados. No terceiro trimestre deste ano, 48% deles declaração intenção de comprar um imóvel nos próximos três meses. Este é o maior resultado desde que a pesquisa foi criada em 2014.

Entre os que declararam intenção de adquirir imóveis no futuro próximo, metade se mostrou indiferente entre imóveis novos ou usados (50%). Seguida por 41% com preferência por usados apenas 9% declarando preferência por imóveis novos.

Já em termos de objetivo, a grande maioria destacou a intenção de utilizar o imóvel para moradia própria (86%), contra 14% para investimento.

Ainda de acordo com a pesquisa, o mercado parece favorável aos compradores. Em 72% das negociações mapeadas pelo estudo, houve desconto no valor do imóvel nas transações realizadas nos últimos 12 meses.

Mas também, levando em consideração apenas as transações com desconto, o percentual médio de desconto negociado teve um ligeiro recuou nos últimos meses e fechou em 12% sobre o valor anunciado do imóvel.

Questionados sobre os preços dos imóveis, 29% responderam que os preços estavam em um nível razoável. E 59% classificavam os preços atuais como ‘altos ou muito altos’.

Em relação às apostas e projeções dos agentes para os preços dos imóveis nos próximos 12 meses, os últimos resultados evidenciam a normalização das expectativas (para níveis pré-pandemia), após 2 trimestres marcado por perdas econômicas, incertezas e forte volatilidade.