Ontem, 22, foi dada a chance para as pessoas que estavam esperando pela oportunidade de obter a tão sonhada casa própria. Acontece que a Caixa Econômica Federal reduziu a taxa de juros para o financiamento de imóveis para pessoas físicas. Tudo isso com o os recursos do SBPE (Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo).

Daqui em diante a taxa para a linha de crédito passa a ter a mínima de TR + 6,25%, e a máxima de TR + 8%, o que representa diminuição de cerca de 0,50 ponto percentual.

As novas taxas já estão disponíveis para os clientes que acessarem o simulador habitacional da Caixa. Mas essas taxas serão válidas somente para os novos financiamentos. O banco espera disponibilizar um crédito imobiliário SBPE de mais de  R$ 14 bilhões até o final do ano.

O que também mudou?

A caixa também irá dispor um pacote de ações para estimular o setor imobiliário no país. O banco espera que esse pacote R$ 83 bilhões em recursos possa ajudar 830.000 famílias.

Além disso, de acordo com as novas regras, o banco vai conceder aos clientes que obtiverem os imóveis  que iniciem o pagamento do encargo mensal, amortização e composto de juros, seis meses depois da contratação. Mas nesse intervalo o cliente terá de se incubir dos seguros e a taxa de administração do contrato.

De acordo com a Caixa Econômica. O pagamento parcial poderá ser uma opção para os clientes que apresentarem dificuldades para continuarem a pagar o valor total das parcelas.

O pagamento parcial pode ser de 75% do valor total, por até seis meses. Ou cerca de 50% a 75%, pelo período de até três meses. Tudo isso de acordo com o perfil do cliente.

Haverá também, feirões habitacionais online, e o cliente poderá fazer o contrato de financiamento imobiliário através do aplicativo Caixa Habitação. Mas ele ainda terá de ir para a agência para assinar o contrato.