Informações divulgadas na Sondagem Indústria da Construção, publicação mensal da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e CBIC, com 462 empresas entrevistadas em todo o país, mostram que, pelo segundo mês consecutivo, o otimismo dos empresários do setor da construção aumentou em junho. O índice de confiança do empresário do segmento cresceu 2,9 pontos para 58,9 pontos. 

Melhoraram também as expectativas para o nível de atividade, novos empreendimentos, compra de insumos e números de empregados para o segundo semestre de 2021. O Índice de Confiança do Empresário da Indústria da Construção (ICEI-Construção) aumentou 2,9 pontos em junho, chegando em 58,9 pontos, número que revela que essa confiança está se tornando mais forte e disseminada.

O avanço da confiança da construção de junho se deu principalmente por uma melhora da percepção dos empresários com relação às condições atuais das empresas e da economia brasileira. O índice de Condições Atuais da construção passou de 47,1 pontos para 50,9 pontos. Ao ultrapassar a linha divisória dos 50 pontos, o indicador mostra a transição de uma percepção negativa para uma percepção positiva.

Com todos os índices de expectativa dos empresários da Construção aumentando em junho de 2021, cresce o otimismo de que, no segundo semestre de 2021, irão aumentar os níveis de atividade e de novos empreendimentos, assim como a compra de insumos e o número de empregados do setor.

A intenção de investir da Indústria da Construção ficou estável entre maio e junho. O índice variou -0,2 ponto, se situando em 41,6 pontos, acima da sua média histórica.